Movimento e Bem Estar
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Viva com saúde


Para ter qualidade de vida é preciso adotar hábitos saudáveis.

Ter boa saúde é fundamental para viver bem e feliz.

E, diferentemente do que muitos pensam, a saúde do organismo está mais relacionada ao seu modo de viver do que a fatores genéticos.

Entre as principais causas das doenças modernas estão a obesidade, provocada pelo consumo excessivo de açúcares, carboidratos e gorduras, o sedentarismo, o consumo exagerado de álcool e a dependência do cigarro ou de outras drogas. Além disso, a correria da vida cotidiana, a competitividade e o isolamento do homem nas cidades completam o cenário de um estilo de vida totalmente desfavorável à saúde.

Mas você pode mudar essa história ao adotar em seu dia a dia algumas medidas em prol da qualidade de vida.

Alimente-se de forma equilibrada

Adotar uma alimentação correta e equilibrada é um bom começo para a construção de uma vida mais saudável. O consumo de alimentos industrializados pode intoxicar e contribuir para disfunções em seu organismo. Assim, abuse de alimentos naturais como as frutas, os vegetais e os cereais, que são mais nutritivos. Adote uma dieta com baixo teor de gordura e açúcares.

Diga não ao sedentarismo

Praticar exercícios mantém o corpo e a mente saudáveis. Você não precisa transformar-se em um atleta, cerca de 30 minutos por dia de exercícios, de três a quatro vezes por semana, já farão uma grande diferença em sua qualidade de vida. Você pode caminhar, andar de bicicleta ou escolher um esporte que goste. Mas, atenção: consulte um médico antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício físico.

Pare de fumar e reduza o consumo de álcool

Cigarro e bebidas alcoólicas podem causar dependência. Além disso, o hábito de fumar é fator de risco para diversas doenças oncológicas, cardiovasculares e respiratórias. Assim, não fume e evite locais em que haja fumantes. Respirar a fumaça do cigarro do outro é tão prejudicial quanto fumar. O consumo abusivo de álcool, por sua vez, pode causar danos ao fígado, coração, pressão arterial, lesões cerebrais etc.

Cuide de seu bem-estar

• Respeite sua pele, não se exponha ao sol sem proteção;

• Durma bem;

• Evite o consumo de álcool e fumo;

• Coma mais frutas e verduras, evite frituras, doces e alimentos industrializados e não pule as refeições;

• Diminua a quantidade de sal e beba pelo menos dois litros de água por dia;

• Exercite-se! Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física diária;

• Controle o estresse e a ansidedade;

• Faça check-ups periódicos;

• Visite seu médico regularmente.

Cultive a felicidade

Cultive bons pensamentos e senso de humor. Dê espaço para momentos felizes em sua vida. Se não quer adoecer, fale de seus sentimentos. O diálogo, a fala e a palavra funcionam como poderosos remédios e terapia.