Movimento e Bem Estar
#MOVIMENTOEBEMESTAR

Alongue-se


Por que se alongar?


• Reduz a tensão muscular, promovendo o relaxamento;
• Evita lesões nos músculos e articulações;
• Promove movimentos amplos e soltos;
• Melhora a circulação do sangue;
• Aumenta a flexibilidade;
• Amplia a mobilidade das articulações;
• Fortalece ligamentos e tendões;
• Auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável;



Dicas importantes

• Nunca é tarde para começar a fazer alongamentos;

• Não espere as dores chegarem e, se já chegaram, inicie imediatamente;

• Independentemente da idade, todas as pessoas devem fazer exercícios;

• Alongue-se sempre que puder, antes de se levantar, de se deitar, enquanto assiste à TV;

• Procure relaxar enquanto se alonga;

• Não ultrapasse seu limite a ponto de sentir dor durante os exercícios;

• Permaneça de 15 a 30 segundos esticando em cada posição, se não sentir dor;

• O conforto chega com o tempo, o processo é em longo prazo;

• Uma das formas de melhorar a flexibilidade do quadril é sentar-se no chão (sobre um tapete) com as pernas cruzadas, costas retas e apoiadas na parede, cabeça alinhada. Permaneça assim por 10 minutos. Mude a posição das pernas depois de 5 minutos.

Respiração: respire de forma lenta e rítmica, inspirando pelo nariz e expirando pela boca; isso vai facilitar o exercício e permitir chegar mais longe com menos esforço.